top of page

ISSN 2965-6427

A revista Pedagogia da Ancestralidade foi idealizada peles participantes da primeira turma do curso de extensão de mesmo nome, oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Coletyva Pyndorama.

Ela foi pensada para ser o espaço de compartilhamento das produções realizadas ao longo do curso.

 

Essas produções buscavam abordar a ancestralidade a partir de aspectos da vida de cada participante, começando pela história do nome, passando pela história da família e des antepassades, chegando na história dos territórios. Além disso, produções artísticas e literárias foram criadas peles participantes: colagens, pinturas, cerâmicas, desenhos, fotografias, poemas, cartas, relatos, entre outros.

Todo o material apresentado nesta revista foi produzido peles extensionistas e por convidades que, ao longo do curso, nos ajudaram a pensar temas e abordagens, participaram dos encontros, ou mesmo serviram de inspiração para o que foi feito, falado e compartilhado.

Esperamos que a revista seja um espaço de compartilhamento de ideias e produções sobre ancestralidade e cultura negra e indígena. Nossa revista é dedicada ao público em geral. Por isso acolhe produções em variados formatos e linguagens, acreditando que ancestralidade, cultura, modos de vida e matrizes civilizatórias são temas que devem estar disponíveis ao acesso de todes e estar sempre presente nos diálogos e conversas em quaisquer ambientes.

 

Temos o compromisso com a diversidade e com o bem-viver, com o contra-colonialismo e contra o racismo. Dessa forma, em muitas das matérias, abordaremos temas sensíveis, em posição contra-hegemônica, convidando para a reflexão a partir de outras possibilidades e percepções de mundo. Esperamos que sua experiência conosco seja construtiva e positiva. Sejam todes bem-vindes.

 

pedagogia da

Logo da Revista Pedagogia da Ancestralidade
bottom of page